Combatendo o estresse  

 

O estresse, esse vilão da vida moderna

  

        Na vida moderna estamos sempre enfrentando situações de estresse. Por um lado, o estresse é uma parte essencial de nossa vida, e é impossível eliminá-lo totalmente. O objetivo, portanto é que cada um desenvolva técnicas pessoais que permitam adotar uma atitude de prevenção, aumentando sua resistência ao estresse.
        Por outro lado, o estresse pode resultar em vários problemas médicos, especialmente os psíquicos. Aqui vão algumas dicas para ajudar você a combater o estresse:

    

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A qualidade de nossa alimentação e a forma como nos alimentamos repercute em nosso estado geral de saúde.
Dê preferência a alimentos naturais (com a menor quantidade possível de conservantes), alimentos com alto teor de fibras e ricos em vitaminas e sais minerais. Beba muita água (cerca de um litro por dia) e procure alimentos com baixo teor calórico.
Evite; sal, excesso de açúcar, alimentos ricos em gordura, colesterol e alimentos que contribuem para aumentar o estresse (chocolate, café,...). As refeições devem ser efetuadas em horários regulares, ingerindo a comida lentamente.

 

ATIVIDADE FÍSICA

Uma atividade física regular contribui para uma sensação de bem estar, reforçando nossa capacidade de combater o estresse. Futebol, aeróbica, natação, caminhada, tanto faz. Há vários tipos de exercício das quais nos esquecemos como tênis, lutas, artes marciais, escaladas, yoga, hipismo, danças...O importante é escolher uma atividade que você realmente goste e praticá-la com regularidade (trinta minutos três vêzes por semana são suficientes para trazer efeitos benéficos).

RELAXAMENTO

Existem diferentes métodos de relaxamento, como meditação por exemplo.
O importante é aprender a relaxar os músculos, diminuindo o estado de tensão.
Além disso, do mesmo modo que pensamentos negativos e ansiedade podem provocar estresse, pensamentos positivos e mentalização de cenas agradáveis podem ajudar a atingir calma e tranquilidade.

ATITUDE POSITIVA E AUTO-ESTIMA

Tentar manter uma atitude positiva e dinâmica em relação à vida é uma chave para ajudar a combater o stress. As pessoas que têm uma atitude deste tipo são cheias de energia e apresentam grande auto-estima. Isto funciona como um “escudo” eficaz para ajudar a se proteger contra os efeitos negativos do estresse.

TOLERÂNCIA FLEXIBILIDADE E CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO

A era de mudanças na qual vivemos exige um talento especial de adaptação e flexibilidade, tanto em nossa vida particular quanto na vida profissional. Aceitar as mudanças, entender que existe mais de uma maneira de resolver um problema, expandir nossos horizontes para sermos capazes de compreender outras culturas e pessoas é essencial se quisermos sobreviver e progredir nas próximas décadas. A maneira como enfrentamos esta era de mudanças é o que faz a diferença para nossa saúde e rendimento.

ADMINISTRAÇÃO DE TEMPO

O tempo é nosso bem mais precioso, apesar de não o tratarmos como tal. A administração eficaz do tempo é uma das chaves para combater o estresse. Estabelecer prioridades, objetivos e ações, reservando um tempo para imprevistos é fundamental. Dividir responsabilidades, descentralizar as ações, aprender a dizer não para outros também ajuda. Além disso não se esqueça de reservar alguns momentos para você mesmo, durante os quais você pode reestabelecer o equilíbrio e descansar a mente.

ESTRATÉGIA CONTRA A FRUSTRAÇÃO

Nos sentimos frustados quando não podemos alcançar uma meta ou objetivo desejado. A maneira mais eficaz para combater a frustração é avaliar se o objetivo inicial traçado era realmente importante e encontrar soluções (outros objetivos) adequadas para substituí-los.

ESTRATÉGIA CONTRA A ANSIEDADE

A ansiedade deve ser combatida interrompendo a cadeia de pensamentos que conduz a este estado. Substituir pensamentos desagradáveis por imagem agradáveis e viver o momento presente são maneiras de diminuir a ansiedade.

CONHECER O ESTRESSE

O primeiro passo para combater o estresse é compreender sua essência e seus mecanismos de forma a reduzir os agentes que são estressantes para nós, aumentando nossa resistência e melhorando nossa saúde.

 

Mas se todos os seus mecanismos de defesa foram superados, você não encontra saída, não tenha medo de procurar ajuda profissional.